A uretrotomia é um procedimento cirúrgico, minimamente invasivo, utilizado para tratar do problema da estenose uretral. É uma cirurgia ambulatorial que implica no uso de um uretrotomo ou uma faca cirúrgica passada por um cistoscópio para ampliar uma uretra estreitada. A uretrotomia é, normalmente, realizada em homens, uma vez que restrições uretrais em mulheres são muito raras.
Uma das formas de tratamento é a uretrotomia interna, cirurgia endoscópica urológica realizada por vídeo que busca a reabertura dessa uretra que apresenta a estenose. Com o paciente sob efeito de anestesia, o urologista introduz uma micro câmera através da uretra. O canal urinário é incisado com um laser, permitindo a passagem da câmera e restaurando o diâmetro para que a uretra fique em seu tamanho adequado.
Estenose de uretra
A estenose uretral é uma doença urológica, que causa um estreitamento da uretra e pode resultar na diminuição ou, até mesmo, na interrupção do fluxo urinário. Mais comum no sexo masculino, a complicação acontece por várias situações, como traumas, infecções na uretra por doenças sexualmente transmissíveis, acidentes, radioterapia ou o paciente pode já nascer com o problema.
Antes da cirurgia
Após a realização de todos os exames, o médico poderá solicitar uma amostra de urina para testar para garantir que não haja bactérias nela. Dependendo da idade do paciente, quaisquer problemas cardíacos pré-existentes podem fazer com que o médico também peça a realização de um eletrocardiograma (ECG).
É necessária uma avaliação do histórico médico, bem como a informação sobre todos os medicamentos usados até o momento.
Uretrotomia: Quais os riscos?
O procedimento é um dos menos invasivos, comparado aos outros, com um pós-operatório imediato. Sendo bem executado, não apresenta grandes riscos e o paciente terá um período de hospitalização e recuperação bem curtos.
Na maioria dos casos, o paciente recebe alta no mesmo dia do procedimento, entretanto, deve-se permanecer com a sonda vesical por cerca de uma ou duas semanas. Posteriormente, a sonda é retirada no consultório.
Sintomas de estenose
Um dos principais sintomas dos pacientes com estenose é o fluxo reduzido de urina, chegando a alguns casos a interrupção completa. A necessidade de ir ao banheiro várias vezes ou o gotejamento de urina após a micção são outros sintomas. O paciente também pode sentir ardência no momento da micção e, em alguns casos, a incontinência urinária.
Caso esteja sentindo alguns desses sintomas, nós da equipe Dr. Rodrigo Villalva, referência em urologia em Brasília, estamos preparados para atendê-lo.