Tida como uma especialidade da fisioterapia, a fisioterapia uroginecológica tem como objetivo tratar alterações associadas ao assoalho pélvico, como incontinência urinária, fecal, disfunção sexual e prolapsos genitais, ajudando a melhorar a qualidade de vida e o desempenho sexual.
A musculatura que constitui o assoalho pélvico tem o intuito de controlar a urina e as fezes, assim como sustentar vários órgãos, porém devido ao envelhecimento, doenças, cirurgias ou múltiplos partos, essa musculatura perde força e resulta em diversos problemas que podem ser bem desconfortáveis e, até mesmo, limitantes. Dessa maneira, a fisioterapia uroginecológica é feita para fortalecer esses músculos e tratar essas mudanças.
A fisioterapia uroginecológica pode ser realizada com a ajuda de diversos recursos, dependendo do objetivo do tratamento, pode ser feita eletroestimulação, biofeedbacks ou exercícios específicos.
Para que serve a fisioterapia uroginecológica?
Tem como objetivo fortalecer os músculos pélvicos de forma a trazer benefícios para a saúde. É indicada nos seguintes casos:
· Incontinência urinária e fecal: sendo esses os dois principais motivos pelos quais esse tipo de fisioterapia é feito.
· Prolapsos genitais: corresponde à descida dos órgãos pélvicos, como bexiga e útero, por exemplo, decorrente do enfraquecimento dos músculos.
· Dor pélvica: pode ocorrer por causa da endometriose, dismenorreia ou durante a relação sexual;
· Disfunções sexuais: como anorgasmia, vaginismo, dor durante a relação sexual e, no caso dos homens, disfunção erétil e ejaculação precoce;
· Constipação intestinal: também pode ocorrer por causa das disfunções do assoalho pélvico.
Além disso, a fisioterapia uroginecológica pode ter utilidade na preparação para o parto e para a recuperação pós-parto, pois permite que a mulher absorva as transformações do seu corpo e facilita a recuperação depois do parto. Porém, é necessário que este tipo de fisioterapia seja realizada com acompanhamento de um profissional qualificado e é contraindicado para mulheres que possuam algum problema na gravidez.
A fisioterapia uroginecológica também é indicada para pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos na pelve, por ajudar na reabilitação, além de poder ser feita de maneira preventiva.
Como é realizada?
A fisioterapia uroginecológica é feita por um fisioterapeuta especializado e com a ajuda de diversos recursos, dependendo do objetivo do tratamento, como por exemplo:
· Eletroestimulação: é realizada com o objetivo de promover a tonificação do assoalho pélvico, diminuindo a dor perianal e diminuindo a atividade dos músculos da bexiga durante seu enchimento, podendo então ser indicada no tratamento da incontinência urinária, por exemplo;
· Biofeedback: tem como princípio mensurar a atividade da musculatura da área, analisando a contração, coordenação e relaxamento dos músculos;
· Cinesioterapia: é baseada na prática de exercícios, como os exercícios de Kegel, que promovem o ganho de força nos músculos pélvicos.
Além desses recursos, o fisioterapeuta também pode escolher utilizar um massageador perianal, calendário miccional e a ginástica hipopressiva.
Deixe de lado seus preconceitos e procure ajuda médica. Pense mais em você, pense mais na sua saúde! Marque hoje mesmo sua consulta com o Dr. Rodrigo Villalva no Centro Médico Júlio Adnet.