O outubro rosa foi um mês dedicado às mulheres com a campanha de prevenção contra o câncer de mama, agora é a vez dos homens. O Novembro Azul é dedicado à prevenção e diagnóstico precoce contra o câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A campanha tem como objetivo conscientizar e alertar que alguns preconceitos podem colocar as vidas dos homens em risco.
Origem do movimento Novembro Azul
Chamado de Movember, o Novembro Azul surgiu em 2003, quando dois amigos australianos, inspirados pela mãe de um amigo que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, resolveram fazer o mesmo para o câncer de próstata.
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, a respeito de doenças masculinas, com vistas a diminuição do preconceito masculino e com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Por que a campanha é importante?
- São mais de 12 mil casos por ano.
- 1 a cada 36 homens morrem da doença no Brasil.
- 1 a cada 6 homens serão diagnosticados com câncer de próstata
- Quase 50% dos homens brasileiros nunca se consultaram com um urologista.
- É o segundo câncer que mais mata homens no Brasil, só perde para o câncer de pele não melanoma.
Sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• dor óssea;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fatores de risco:
- obesidade.
- histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
- raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
Prevenção e tratamento
Prevenir ainda é o melhor remédio. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos devem consultar anualmente seu urologista, fazer o exame de toque retal e o de sangue para PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.
O tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Tumores de baixa agressividade podem ser vigiados ativamente para acompanhar sua evolução. Já os mais graves, normalmente é necessária uma cirurgia para retirada do tumor.
Dicas para o dia a dia
- Praticar atividade física
- Alimentação saudável
- Evitar consumo de álcool
- Não fumar
- Manter o peso ideal.
Eu, Dr. Rodrigo Villalva, apoio essa campanha e deixo aqui a orientação a respeito da prevenção. Marque agora mesmo a sua consulta e garanta um atendimento urológico de qualidade, referência em Brasília.